terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O AGILITY PORTUGUÊS - Como vai ser em 2011


Chanelle no Mundial 2010
O Agility Nacional sofreu alterações, tem novos regulamentos e novas pessoas a dirigi-lo, espero que agora o “AGILITY” tenha ficado limpo de intrigas, invejas e má criação.
Tenho uma grande expectativa para ver quem vai fazer mais pelo agility durante este ano; espero que mais gente ajude, dinamize e apoie a modalidade em vez de continuarem a olhar apenas para o seu umbigo, mas como diz o ditado popular “ a ver vamos”
Os elementos da nova comissão e em particular o Hugo Pinto, está avisado do que vai encontrar e passar com alguns “cromos” do agility. Da minha parte vão continuar a contar com a minha colaboração sempre que precisarem independentemente daqui que alguns digam, claro se assim eles o entenderem.
O trabalho a desenvolver pelos clubes tem que ser muito mais sustentado e apoiado para aumentarmos o nº de praticantes e competidores.

Toffy no Mundial 2010
Os praticantes do norte vão continuar divorciados do agility do CPC durante quanto tempo? E que objectivos atingem participando em provas de quintal ou em provas que não contam para nada a nível Nacional. Não acredito que tanto trabalho, esforço e dedicação desenvolvido em prol da modalidade no norte do país seja apenas para agradar a 3 ou 4 pessoas, cujos objectivos são tirar benefícios próprios, a gente do norte pode estar induzida em erro mas vai percebe-lo a tempo.
Num ano de mudança para um agility sério e capaz de criar surpresas a nível Internacional nos próximos 3 anos, espero estar incluído com o meu cão JYMMY.
Vou sempre que possível avaliar e dar a minha opinião sobre o desenrolar das provas deste ano.

Noor no Mundial de 2010
Troca de Troféus entre países no Mundial de 2010
 
Preocupações
·         - Clubes novos a organizar provas a contar para o Campeonato Nacional, espero que haja o bom senso de se unirem aqueles que tem mais experiência neste tipo de eventos.
·         - A falta e recusa de Juízes Nacionais para julgarem provas durante o ano, não é nada de novo, o facto de todos os actuais Juízes entenderem participar nas provas do campeonato, não teremos quem as julgue. Penso que o bom senso manda aos Juízes actuais que julguem pelo menos uma prova do campeonato 2011. É urgente que apareçam novos candidatos a juízes da modalidade, se não vejamos, pessoas como Sofia Narciso, Hugo Santos, “Manos” Sousa, Isabel Guedes, Manuel Moreira, Gonçalo Amorim entre outros tem conhecimentos e experiencia para se tornarem Juízes.
·        -  A qualidade dos obstáculos e se estão de acordo com o actual regulamente da FCI é outro dos problemas, quantos clubes tem os obstáculos todos regulamentados? 2  clubes, 3 ou 4? e o resto?
·        -  Depois do excelente desempenho dos representantes Portugueses no EO 2010 e no Mundial 2010, como vai ser o futuro.

João de Sá
Fundador do Agility em Portugal
Juiz Internacional de Agility    
Presidente do Clube de Agility “OS CÃOGURUS”
Sócio do CPC nº 839

1 comentário:

  1. Não tecendo qualquer comentário ás linhas acima, apenas por educação, gostava de ver aqui o comentário tecido por Filipe Vilhena e que por ser "incómodo" foi apagado... Onde foi parar o direito de resposta?

    ResponderEliminar